Novelis Investirá US$300 Milhões na Expansão das
Operações de Laminação de Alumínio no Brasil 
A  Novelis, líder mundial em laminados de alumínio e reciclagem de latas  para bebidas, acaba de anunciar que vai investir cerca de US$ 300  milhões na expansão das operações de laminação de alumínio em  Pindamonhangaba, interior de São Paulo, em resposta à demanda crescente  para seus produtos na América do Sul.  
Essa  expansão aumentará a capacidade de produção da fábrica em mais de 50%,  para cerca de 600.000 toneladas de chapas de alumínio por ano.  O  projeto, que inclui o acréscimo de um terceiro laminador a frio, um  novo centro de fundição de placas, um novo forno de pré-aquecimento para  o laminador a quente e várias melhorias auxiliares, está previsto para  entrar em funcionamento no final de 2012.
“Esperamos  forte demanda por nossos produtos na América do Sul, especialmente para  chapas para latas de bebidas”, disse Phil Martens, Presidente e COO,  Novelis Inc. “Receitas crescentes per capita e mudanças  no comportamento dos consumidores estão orientando o crescimento de dois  dígitos na demanda por latas para bebidas. Muitos dos nossos clientes  na América do Sul estão acelerando seus investimentos em instalações de  fabricação de latas de alumínio e nossa expansão em Pindamonhangaba nos  permitirá ficarmos à frente dessa demanda.” 
De  acordo com a Abralatas (Associação Brasileira de Fabricantes de Latas  Altamente Recicláveis), as vendas de latas de alumínio no Brasil  cresceram 11,7% em 2009, representando um consumo de 14,8 bilhões de  unidades ou 40,5 milhões de latas de alumínio por dia. 
“Esse  é o maior investimento isolado de capital que a Novelis faz desde sua  criação há 5 anos”, disse Martens. “Esse investimento reflete a posição  financeira reforçada da companhia, que nos permite fazer investimentos  estratégicos significativos para dar suporte ao nosso crescimento  futuro.”
A  Novelis é a principal produtora de produtos laminados de alumínio plano  na América do Sul. As instalações em Pindamonhangaba formam um complexo  de laminação a frio, laminação a quente, fundição e de reciclagem  localizado no Estado de São Paulo, a meio caminho entre as principais  cidades do país: São Paulo e Rio de Janeiro. A Novelis também opera uma  fábrica de folhas de alumínio em Santo André, São Paulo (Brasil), duas  fábricas de alumínio primário em Ouro Preto (MG) e Aratu (BA) e nove  usinas hidroelétricas localizadas em todo o Estado de Minas Gerais. 
A  lata de alumínio é também uma história de sucesso em reciclagem no  Brasil, onde a taxa de reciclagem está estimada atualmente em  mais  de 91%, colocando o país entre os líderes mundiais em reciclagem de  latas para bebidas. A Novelis é a maior recicladora de latas de alumínio  da América do Sul, tendo processado cerca de 8 bilhões de latas em  2009, com benefícios tanto econômicos quanto ambientais.
“A  Novelis tem tido uma presença duradoura e mutuamente benéfica no  Brasil”, disse Alexandre Almeida, Presidente da Novelis América do Sul.  “Esse  investimento é a evidência adicional do nosso comprometimento com a  região e da nossa parceria continuada com o Brasil em seu crescimento  econômico”.
 
Comentários